A ferida e seus tecidos

Uma ferida pode apresentar basicamente 4 tipos de tecidos:

Epitélio: de cor rosa clara, é o tecido recém-formado, ele vai recobrir a lesão e se tornar a nova pele.

Granulação: composto por grande quantidade de vasos sanguíneos reforçados por fibras de colágeno, ele é vermelhinho e brilhante. Esse é o tecido precursor da cicatrização final.

Necrose de coagulação: se forma pelo processo isquêmico, ou seja, pela falta de oxigênio no tecido, levando a célula a morte. Ele é duro, seco e de cor escurecida. É a “casinha” das bactérias, por isso é muito importante sua remoção, utilizando as técnicas adequadas. Se não for removido a evolução da cicatrização ficará estagnada.

Esfacelo:  esse tecido é mais hidratado por isso tem aspecto úmido, porém essas células estão mortas. Sua cor é amarelada opaca, pode estar bem aderida na ferida ou não. Sua remoção é primordial, pois sua presença no leito da ferida impede a cicatrização e ainda favorece a proliferação bacteriana, ou seja, a ferida fica infectada.

A avaliação dessa ferida, a remoção desses tecidos ruins e todos os cuidados adequados com essa ferida deve ser feito por um profissional capacitado, pois além do cuidado com a ferida existe muitos outros fatores a serem observados durante uma avaliação que só esse profissional tem competência para realizar.

Ficou com dúvidas, entre em contato comigo 😉