Fissuras mamárias

O trauma mamilar é causa comum para o abandono do aleitamento materno segundo pesquisas, pois a dor e desconforto estão presentes em aproximadamente 90% das puérperas.

É necessário que haja uma intervenção precoce para acelerar o processo de cicatrização, diminuindo a chance de abandono do aleitamento e de complicações.

O tratamento com laser de baixa intensidade, a Laserterapia, é um excelente coadjuvante para tratar as fissuras; a luz acelera o processo de cicatrização, promove analgesia e modula a inflamação. Em poucas sessões já é possível retomar a amamentação.

Outras medidas também são necessárias para prevenir o surgimento das fissuras:

  • Manter os mamilos secos;
  • Evitar o uso de protetor absorventes;
  • Se a mama estiver muito cheia, antes de oferecer ao bebe, é importante ordenhar um pouco de leite para que a mama fique mais macia e facilite a pega do bebe;
  • Não retire a boca do bebe do seio, isso pode causar trauma mamilar, o ideal é introduzir, pelo cantinho da boca do bebe, seu dedo mínimo, dessa forma o bebe irá soltar o peito com mais facilidade, e sem machucar.

Observar a pega do bebe no seio da mãe é fundamental, e sempre que estiver incorreta, recomece para que o trauma mamilar seja evitado.

Entre em contato e saiba mais sobre a laserterapia nas fissuras mamárias!